Seminário discute o futuro do turismo em Angra dos Reis

O III Seminário Municipal de Turismo vai debater prioridades para o setor e renovar o Conselho Municipal de Turismo para o próximo biênio

O município de Angra dos Reis realizará nos dias 22, 26 e 27 de setembro, o seu III Seminário Municipal de Turismo. Os objetivos do encontro, com etapas na Ilha Grande e no continente, são renovar o Conselho Municipal de Turismo (ConTur) para o próximo biênio e apontar eventuais metas e prioridades para o desenvolvimento do setor na cidade nos próximos anos. O Seminário será coordenado pela Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), com o apoio do Angra dos Reis e Ilha Grande Convention & Visitors Bureau e do atual Conselho. Além das plenárias deliberativas, apresentações engrossam a programação.

— O Seminário é uma oportunidade, afinal o Conselho de Turismo é uma instância de participação da sociedade na gestão e no planejamento das ações do setor no município. Uma das suas funções é exatamente auxiliar o Poder Público no planejamento e nas políticas públicas para o turismo. A realização do Seminário também permite situar a todos sobre as ações empreendidas nos últimos quatro anos. A participação da sociedade é fundamental para a eficiência do investimento público — afirmou Klauber Valente, presidente da Fundação Municipal de Turismo.

O III Seminário de Turismo de Angra dos Reis terá sua primeira etapa no dia 22 de setembro (quinta-feira), na Casa de Cultura da Vila do Abraão, na Ilha Grande. O encontro começará às 9h, com um balanço da gestão da Fundação no período 2013-16 e perspectivas para os próximos anos. Em seguida haverá as palestras sobre ‘Turismo de Observação de Aves & Projeto Aves de Paraty’, por Sylvia Junghahnel, coordenadora do Projeto Aves de Paraty; e ‘Turismo de Base Comunitária: Perspectivas e Atualidades’, por Edilaine Moraes, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG e doutura em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ.

As atividades deliberativas do III Seminário de Turismo de Angra serão nos dias 26 e 27 de setembro, no Iate Clube Aquidabã, sempre a partir das 9h. Na manhã da segunda (26), após o balanço de gestão da TurisAngra haverá ministradas as palestras da ‘Pousada Nautilus: produção associada, gastronomia e turismo pedagógico’, por Kazuo Tonaki, que é maricultor, mergulhador e empresário na Ilha Grande; e ‘Place Branding: Um olhar sobre a construção estratégica de marcas de lugares’, por Gilberto Strunck, sócio-diretor da empresa Dia Comunicação, do Rio de Janeiro. Na parte da tarde será debatida a revisão da Lei 3264/2014, que atualmente rege o Conselho Municipal de Turismo.

Na terça-feira, 27, o evento começa com a palestra ‘Construção do Plano Municipal de Turismo: a experiência de Recife/PE’, por Adriana Garcia de Carvalho, turismóloga e Mestre em Geografia Humana pela USP. Em seguida haverá reunião das Câmaras Setoriais hoje presentes no ConTur para a eleição de novos representantes para o biênio 2017-18 do Conselho Municipal de Turismo. Na parte da tarde serão apresentadas as Diretrizes de cada Câmara Setorial e os representantes eleitos.

14361393_1192624300799841_7121958205598400450_o

Sobre credenciamento e direito a voto
Para ter direito de votar e ser votado, o participante precisa realizar um credenciamento prévio e participar de pelo menos uma das duas manhãs, seja na Ilha Grande (22) ou no Centro (26 e 27). Para mais informações, basta entrar em contato com a Fundação TurisAngra, no e-mail turismo@angra.rj.gov.br ou no telefone (24)33367-7518.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *