Pela primeira vez Ilha Grande é sede do Campeonato Brasileiro de Regatas à vela

Por Gabriel Lacerda

Entre os dias 6 e 9 de setembro Ilha Grande sediou pela primeira vez o Campeonato Brasileiro De Regatas à vela, nas modalidades ORC (Offshore Racing Congress) e IRC International Rating. Durante o evento 27 embarcações participaram das 6 regatas programadas entre Percurso e Barla-Sotas.

Ilha Grande foi escolhida por estar em distância semelhante de Ilha Bela e Rio de Janeiro, facilitando o acesso das embarcações dos dois estados. Por não possuir uma marina, cinco ilhas flutuantes foram montadas em frente a praia do Abraão para que os participantes ficassem ancorados de forma segura.   A ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano) deixou a disposição três Taxis Boats  durante todo o dia para que os velejadores pudessem fazer o trajeto entre a praia e suas embarcações com facilidade.

Foram 17 embarcações na modalidade ORC e 10 na IRC. Segundo os participantes os ventos contribuíram para o sucesso do evento. Todas as condições meteorologias estavam favoráveis a atividades de embarcação a vela.

Na Categoria A Crioula de Eduardo Plass levou a medalha ouro, seguido da Embarcação Pajero de Eduardo Souza Ramos com a prata e a Maximus, de Ralph Rosa com a bronze. Na categoria B o ouro foi para Maestrale LogSub/Mapma, de Adalberto Casaes, seguido por Marlim, de Rodrigo Cavalcanti e Bijupirá, de Gabriel Velloso.

A festa de premiação e encerramento foi realizada no hostel/bar Aquário, com direito a show da banda Afro Jazz e sorteio de prêmios e descontos em equipamentos de embarcação.

Fotos: Fred Hoffmann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *