CEADS promove curso de educação para gestão ambiental da Mata Atlântica

A atividade, realizada pelo Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável, acontece entre os dias 13 de janeiro a 31 de março de 2018 com demandas presenciais e a distância

O Curso Educação para a Gestão Ambiental da Mata Atlântica (Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ) tem como objetivo propiciar a formação inicial e continuada de gestores e funcionários dos órgãos ambientais, educadores, membros das comunidades e associações locais e profissionais de diferentes áreas em relação ao desenvolvimento de atividades e projetos de Educação Ambiental voltados para a gestão ambiental participativa e a sustentabilidade socioambiental do Bioma Mata Atlântica.

 

  1. OBJETIVOS
  • enfocar o conceito de ambiente e o contexto da crise civilizatória contemporânea;
  • enfatizar a importância da identificação do ser humano como elemento integrante do ambiente natural;
  • apresentar a história, a importância e as características biológicas e ecológicas do Bioma Mata Atlântica;
  • debater os princípios e as características essenciais da Educação Ambiental;
  • Identificar e debater as inter-relações existentes entre os fatores sociais, jurídicos, políticos, econômicos, culturais, científicos e tecnológicos e os problemas e conflitos socioambientais relacionados ao uso do bioma Mata Atlântica por diferentes grupos humanos;
  • destacar e debater legislações e políticas públicas relacionadas à temática do curso;
  • orientar a formulação de ações e projetos de intervenção que contribuam para a gestão ambiental participativa e a sustentabilidade socioambiental do Bioma Mata Atlântica.

 

  1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  2. O ambiente e a Educação Ambiental no contexto da crise civilizatória contemporânea
  3. Educação Ambiental: aspectos históricos, conceituais, legais, pedagógicos e metodológicos.
  4. Bioma Mata Atlântica: história, legislação, sociobiodiversidade, aspectos geológicos, ecologia e conservação.
  5. Justiça Ambiental: problemas, conflitos e potencialidades.
  6. Gestão Ambiental e os espaços de participação social
  7. Diagnósticos socioambientais.
  8. Projetos em Educação Ambiental para Gestão Participativa da Mata Atlântica

 

  1. METODOLOGIA

O curso será semipresencial e adotará uma metodologia dinâmica e participativa. Será desenvolvido em três etapas: a 1ª e a 3ª etapas serão realizadas à distância e a 2ª etapa será presencial.

Nas etapas à distância os estudantes receberão (por meio digital) materiais para a leitura de referenciais teóricos, o desenvolvimento do diagnóstico socioambiental e a elaboração do projeto. Serão orientadas por um tutor do curso.

  • 1ª etapa (à distância): Leitura e debate de referenciais teóricos com o acompanhamento de um tutor à distância. Será realizada de 13 a 17 de janeiro de 2018. Carga horária: 10 h.
  • 2ª etapa: Curso presencial (CEADS – Ilha Grande) em regime de imersão (5 dias). Carga horária: 45 h. O curso será desenvolvido, de 18 a 22 de janeiro de 2018, no Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS-UERJ), Ilha Grande, Município de Angra dos Reis, RJ.

Durante o curso serão realizadas: aulas expositivas, leitura e debates dos referencias teóricos e atividades de campo e de laboratório. As atividades de campo serão realizadas nas trilhas, praia, rios e manguezal de Dois Rios. Os estudantes, docentes e técnicos ficarão hospedados nos alojamentos do CEADS – Praia de Dois Rios, Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ.

  • 3ª etapa (à distância): Diagnóstico socioambiental e elaboração do Projeto de Educação Ambiental desenvolvidos à distância sob a orientação de um tutor. Carga horária: 35 h. Será realizada de 23 de janeiro a 31 de março de 2018.

 

  1. PÚBLICO A QUE SE DESTINA

Gestores e funcionários dos órgãos ambientais, educadores, membros das comunidades/associações locais e profissionais e estudantes de diferentes áreas que atuem ou tenham interesse sobre a temática.

 

  1. PERÍODO DE INSCRIÇÃO E NÚMERO DE VAGAS

Serão disponibilizadas vinte e cinco (25) vagas. As inscrições estarão abertas de 14 de novembro de 2017 a 10 de janeiro de 2018. No entanto, se o número total de vagas disponibilizadas for preenchido antes da data prevista para o término das inscrições, estas serão encerradas automaticamente.

As inscrições serão realizadas no site: www.cepuerj.uerj.br

 

  1. CARGA HORÁRIA TOTAL

O curso terá 90 horas, sendo 45 horas de atividades práticas de laboratório e de campo (Curso de imersão – presencial) e 45 horas de atividades realizadas à distância sob a orientação de um tutor.

 

  1. INVESTIMENTO

O valor total do curso é R$1000,00.

  1. Os inscritos no curso que efetuarem o pagamento total do curso até 30 de novembro de 2017 terão desconto de 10%. O valor do curso a ser pago até 30 de novembro de 2017(com desconto de 10%) será R$900,00.
  2. O valor do curso poderá ser parcelado em três vezes de acordo com o seguinte calendário:

1ª parcela à Matrícula à No ato da inscrição. Valor: R$500,00

2ª parcela àR$250,00 à Até 15 de dezembro de 2017.

3ª parcela àR$250,00 à Até 15 de janeiro de 2018.

 

No valor pago pelo curso estão incluídas(os):

  • as atividades realizadas à distância sob a orientação do tutor (1ª e 3ª etapas);
  • o curso de imersão realizado no CEADS (3ª Etapa);
  • a hospedagem em alojamentos do CEADS (Praia de Dois Rios, Ilha Grande, Município de Angra dos Reis);
  • o café da manhã, o almoço e o jantar que serão oferecidos durante o curso de imersão no refeitório do CEADS;
  • o translado entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o cais de Conceição de Jacareí (distrito do Município de Mangaratiba) com saída às 6h da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no dia 18 de janeiro de 2018;
  • o transporte de barco entre o cais de Conceição de Jacareí (distrito do Município de Mangaratiba) e o cais de Vila do Abraão (Ilha Grande, Município de Angra dos Reis) com saída do cais de Conceição de Jacareí às 8h 30min do dia 18 de janeiro de 2018;
  • o transporte terrestre entre a Vila do Abraão e o CEADS com saída de Vila do Abraão às 10h do dia 18 de janeiro de 2018;
  • o transporte terrestre entre o CEADS e a Vila do Abraão com saída do CEADS às 16h do dia 22 de janeiro de 2018;
  • o transporte de barco entre o cais de Vila do Abraão e o cais de Conceição de Jacareí com saída do cais de Vila do Abraão  às 17h do dia 18 de janeiro de 2018;;
  • o translado entre o cais de Conceição de Jacareí e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro com saída  de Conceição de Jacareí às 18h 30min do dia 18 de janeiro de 2018;
  • o certificado para os concluintes.

 

  1. CRONOGRAMA DO CURSO
Etapa Atividade Período de Desenvolvimento
1ª Etapa Leitura e debate de referenciais teóricos com o acompanhamento de um tutor à distância.

Carga horária: 10h

13 a 17 de janeiro de 2018
2ª Etapa Curso presencial no CEADS com aulas expositivas, leitura e debate de referenciais teóricos e atividades de campo e de laboratório.

Carga horária: 45h

18 a 22 de janeiro de 2018
3ª Etapa Desenvolvimento do diagnóstico socioambiental e elaboração do Projeto de Educação Ambiental sob a orientação de um tutor à distância.

Carga horária: 35h

23 de janeiro a 31 de março de 2018

 

 

  1. AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados quantitativa e qualitativamente e em todas as etapas do curso.

 

Etapa Critérios e Itens da Avaliação Obs.:
1ª Etapa Qualidade e acerto das respostas às questões formuladas durante a leitura dos referenciais teóricos. 70% de acertos/participação
2ª Etapa Pertinência e qualidade da participação durante o desenvolvimento das aulas expositivas, da leitura e debate de referenciais teóricos e das atividades de campo e de laboratório do curso presencial no CEADS. 70% de acertos/participação
3ª Etapa Pertinência e correção do diagnóstico socioambiental realizado.

Pertinência e correção do Projeto de Educação Ambiental.

70% de acertos

 

 

  1. EQUIPE
Prof. Dr. Mauro Cesar Geraldes Diretor do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS/Ilha Grande/UERJ).

Professor Associado da Faculdade de Geologia (UERJ).

Doutor em Geociências – Geoquímica e Geotectônica (USP).

Mestre em Geociências (Universidade Estadual de Campinas).

Graduado em Geologia (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

Profª Dra. Elaine Ferreira Torres Sub-Reitora de Extensão e Pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Pós-doutora em Doutora em Química (UFRJ).

Doutora em Química (IME).

Mestre em Química (IME).

Especialista m Administração-Gestão Cultural (Centro Universitário SENAC).

Aperfeiçoamento em Gestão Pública Social (Ministério da Cultura-CEDERJ).

Licenciatura em Química (UERJ).

Profª Drª Sonia Barbosa dos Santos Coordenadora Científica do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS/Ilha Grande/UERJ). Professora Associada do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG/UERJ).

Doutora em Ciências Biológicas/Zoologia (USP).

Mestre em Ciências Biológicas /Zoologia (UFRJ).

Especialista em Sistemática Zoológica (Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF).

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (UERJ).

Profª DrªAna Maria de Almeida Santiago Diretora da Faculdade de Formação de Professores (FFP-UERJ).

Coordenadora de Disciplina do Curso de Ciências Biológicas à Distância – Consórcio Cederj / UAB / UERJ).

Doutora em Ciências (UERJ).

Mestre em História (UFF).

Licenciada em História (UERJ).

Prof. Dr. Alexandre de Gusmão Pedrini Professor Associado do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG / UERJ).

Chefe do Departamento de Botânica (IBRAG / UERJ).

Doutor em Ciência da Informação (UFRJ).

Mestrado em  Ciências Biológicas (UFRJ).

Graduado em Ciências Biológicas (USU).

Facilitador da REARJ, REBEA, REALatina e REAComar.

Prof. Dr. Luís Felipe Skinner Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Líder do grupo de pesquisa em Ecologia e Dinâmica Bêntica Marinha (www.benthos-uerj.blogspot.com).

Pós Doutorado em Taxonomia de Ascidiacea (UFPR).

Doutor em Biologia – Biociências Nucleares (UERJ).

Mestre em Ecologia (UFRJ).

Bacharel em Biologia Marinha (UFRJ).

Licenciatura em Ciências Biológicas (UFRJ).

Profª Drª Cátia Callado Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Coordenadora do Horto Botânico do Ecomuseu da Ilha Grande (UERJ).

Coordenadora do Laboratório de Biologia Vegetal (UERJ).

Doutora em Ecologia (UFRJ).

Mestre em Ciências Biológicas (Museu Nacional –UFRJ).

Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas (USU).

Profª Drª Marilene de Sá Cadei Coordenadora de Extensão do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS/Ilha Grande/UERJ).

Coordenadora de Disciplina do Curso de Ciências Biológicas à Distância – Consórcio Cederj / UAB / UERJ).

Doutora em Saúde Coletiva (UERJ).

Mestre em Educação (UERJ).

Especialista em Docência Superior (CEUCEL).

Licenciada em Ciências com Habilitação em Biologia (UGF).

Graduação em Pedagoga – Administração Escolar (UCB).

Bióloga Especialista em Educação Ambiental (CRBio-2).

Facilitadora da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ).

Prof. Marcelo dos Santos Salomão Professor Assistente da Faculdade de Geologia (UERJ).

Coordenador do Laboratório de Exploração Mineral – LEXMIN (UERJ).

Doutor em Geologia (UERJ).

Mestre em Geologia (UERJ).

Graduado em Geologia (UERJ).

Profª Ma. Lara Moutinho da Costa Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental da FUNCEFET / IPETEC.

Membro do Grupo de Pesquisa do Laboratório Interdisciplinar em Educação, Ambiente e Sociedade – LIEAS/

Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas (USU).

Mestrado em Psicologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ).

Assessora Parlamentar Especializada – Comissão de Meio Ambiente da ALERJ e Frente Parlamentar Ambientalista

Ma. Carlota Maria Enrici Bióloga do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (UERJ)

Mestre em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Bacharel em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Profª Ma. Mylena Passeri Guedes Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET).

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET).

Especialista em Ensino de Ciências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (UERJ).

 

INFORMAÇÕES

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – SR-2

Departamento do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS). Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT – CEADS). Coordenação de Extensão do CEADS.

Rua São Francisco Xavier, 524. Pavilhão João Lira Filho. Bloco F. Sala 1088. Maracanã.

Tel.: (21) 2334-0056 / (21) 98124-0454 E-mail: ceads.extensão@gmail.com

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