AÇÕES GPAK

Por Michelle Terra

As ações do Grupo de Proteção Ambiental Kahfee – GPAK, ocorridas neste mês de setembro foram muito positivas e só fizeram aumentar ainda mais a vontade de ampliar as atuações na Ilha Grande.
No segmento dos animais domésticos, foi realizada nos dias 16 e 20, a segunda etapa de aplicação das vacinas antirrábica e polivalente, na Vila do Abrão e na Praia Grande de Palmas, em que foram vacinados mais de 200 cães e gatos. Essas vacinas, a preços populares, foram conseguidas através de integração com parceiros, possibilitando assim um maior número de animais vacinados.


Na ocasião, também foi dado o início no cadastramento de animais nessas localidades, com o propósito de elaborar um grande censo, que servirá como base de ações futuras de controle e bem estar dos mesmos.
Na área dos resíduos sólidos, aconteceu no dia 19, um mutirão de limpeza, na Praia de Lopes Mendes, onde 35 voluntários se reuniram para retirar mais de 200 quilos de lixo, que são trazidos pela maré, esse resíduos passaram por um processo de triagem e separação, recebendo a destinação correta. Neste evento, foi realizado também um trabalho de conscientização sobre a questão da produção e descarte dos resíduos, aproveitando a oportunidade para o desenvolvimento de ações de educação ambiental.
Outra boa notícia é que o GPAK está preparando o Programa de Voluntários, com o objetivo de consolidar ainda mais as ações que vêm sendo realizadas e promover a integração entre a população da Ilha Grande e interessados na causa da conservação ambiental.
O maior legado que se formou durante essas ações desenvolvidas neste mês de setembro, foi a parceria formada entre os diversos colaboradores que de alguma forma tem o espírito de proteger nosso imenso paraíso, que é a Ilha Grande.
Fica o agradecimento especial a esses parceiros que são: Instituto Angrense de Proteção Animal – INAPA, Médica Veterinária Dra. Tamyres Freitas, Médico Veterinário Dr. Diogo Oliveira, Associação de Moradores do Abraão – AMA, Guia Ecológico João Pontes, Protetor de Animais Afonso Nelio, Equipe Athos, Restaurante Flutuante Marola, Pousada Atlântica Jungle Lodge, @dicasecoturismo, @reciclaIlha, Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande, Instituto Estadual do Ambiente – INEA, Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, moradores da Ilha Grande e voluntários.
Entenda um pouco mais sobre o Grupo de Proteção Ambiental Kahfee – GPAK:
O GPAK foi criado através na união de diversas pessoas que já realizavam de forma independente, ações voluntárias voltadas à proteção ambiental Ilha Grande.
O objetivo maior desta união, foi o de consolidar essas ações, com o propósito de ampliar a atuação, visando contribuir para o controle populacional e a saúde dos cães e gatos, com atenção especial às zoonoses; limpeza de praias e trilhas, reutilizando os resíduos recolhidos; educação ambiental direcionada para moradores e turistas; além de ações focadas na conservação da biodiversidade local, proporcionando aos ilhéus e ao turismo da Ilha, uma harmonia entre desenvolvimento social e biodiversidade.

Fotos de @dicasecoturismo

Curta nossa página nas redes sociais: @gpakilhagrande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *