Um pacto global para a natureza e para as pessoas com urgência

WWF lança relatório mundial sobre estado da vida

Por Karen Garcia

Não pode haver um futuro saudável, feliz e próspero para as pessoas em um planeta com clima desestabilizado, oceanos e rios esgotados, terras degradadas e florestas vazias, todas desprovidas de biodiversidade, a teia da vida que sustenta todos nós”. Com essas palavras, Marco Lambertini, diretor geral da WWF, abre o relatório “Planeta Vivo 2018 – Uma ambição maior”, lançado mundialmente no dia 30 de outubro, em parceria com a Sociedade Zoológica de Londres (do inglês, Zoological Society of London – ZLS).  

O estudo, publicado a cada dois anos, consiste em um levantamento completo sobre o estado da vida no planeta. Em sua 12ª edição, o relatório fornece evidências científicas ao que a natureza vem nos dizendo repetidamente: a atividade humana insustentável está empurrando os sistemas naturais do planeta que sustentam a vida na Terra até o limite.

Através de vários indicadores, incluindo o Índice do Planeta Vivo (LPI), fornecido pela ZSL, o relatório mostra a necessidade urgente de um novo acordo global para a natureza e pessoas com objetivos, metas e métricas claras e ambiciosas. reverter a tendência devastadora da perda de biodiversidade que atualmente afeta o planeta que todos chamamos de lar.

No Brasil, o lançamento será realizado com um debate entre especialistas. O tema: um novo modelo de desenvolvimento para o país baseado no uso sustentável da biodiversidade. E o momento não poderia ser mais propício: faz-se urgente a redução de emissões de GEE (gases de efeito estufa) e de perda de espécies e habitats.

Confira o relatório na íntegra em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/relatorio_planeta_vivo_2018/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *