Por que manter o Ecomuseu Ilha Grande aberto ao público?

O Ecomuseu Ilha Grande é uma unidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e como tal tem sofrido profundamente com a crise do governo estadual e a falta de recursos para custeio. A instituição passou mais de um ano sem receber nenhum centavo do Estado, o que continua a ocorrer em 2017. Apesar disso, através de restos de recursos de projetos ou de desembolso pessoal da equipe, desenvolveu várias atividades ao longo de 2016, inaugurando a Biblioteca Comunitária de Enseada de Palmas, realizando oficinas em Vila Dois Rios e na Vila do Abraão, participando de reuniões sobre Cultura, Turismo, Meio Ambiente, GT Ilha Grande, Prodetur, PPP, tanto na Ilha Grande como em Angra dos Reis. Além disso, a sua equipe tem elaborado o Plano Museológico ou Plano Diretor do Ecomuseu, realizado pesquisas, produzido artigos e participando de congressos e fóruns com outros museus.

Todavia, não obstante os esforços, esteve fechado à visitação pública em boa parte do ano. Mesmo com divulgação da situação através dos meios de comunicação e cartazes no Abraão, a maioria dos turistas não sabia do que estava acontecendo e percebíamos em suas faces a decepção por não poderem conhecer nossas instalações após horas de caminhada. E mais do que isso, a frustração também para a equipe e a comunidade, pois o Ecomuseu Ilha Grande é, ao mesmo tempo, um museu universitário e um museu que se vê crescentemente incorporando e incorporado pela comunidade e território da Ilha Grande.

Diante desse quadro, a direção do museu logrou esforços para obter recursos que possibilitassem a reabertura do Ecomuseu ao público, o que ocorreu efetivamente em dezembro passado. Desde então o Museu do Cárcere e o Museu do Meio Ambiente receberam, entre 15/12/2016 e 20/03/2017, o expressivo número de 4.211 visitantes!

Mas, até quando conseguiremos manter o Ecomuseu com essas condições precárias? Precariedade que atinge não só o museu, mas toda a UERJ. Teremos que fechar de novo? E a comunidade, os turistas, a sociedade em geral, sabem dessa ameaça? O que fazem a respeito?

#somosecomuseuilhagrande    #somosuerj

1 thought on “Por que manter o Ecomuseu Ilha Grande aberto ao público?

  • É flagrante e gritante a falta de compromisso dos governantes com a cultura, para eles, cultura resume-se a eventos, festas, shows, comportam-se como promotores ou produtores de eventos e não gestores culturais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *